Novidades

A importante função de um agente funerário

Lidar com a morte não é uma tarefa fácil, mas, como em qualquer outra atividade, há pessoas que precisam atuar nesse segmento com muito respeito, ética e controle emocional.

30 de abril

Os agentes funerários são os profissionais que atuam no dia a dia das funerárias, ofício extremamente necessário e cuja demanda constante por profissionais é uma realidade.

Para atuar como agente funerário é preciso ter pelo menos ensino médio completo, pois caberá a esse profissional muita responsabilidade e o domínio de informações e técnicas específicas. Cabe a ele atuar na remoção e preparação dos corpos, além de organizar urnas e ornamentar salas de velório, conduzir o sepultamento, auxiliar nos serviços administrativos, acolher familiares, acompanhar em registros de óbitos e demais documentos necessários. 
 
Cabe ao agente funerário o conhecimento das regras e leis que precisam ser seguidas de cada município, visto que elas podem ser diferentes. 
 
O profissional também precisa dominar a métodos de conservação de cadáveres, substituindo fluidos naturais por líquidos conservantes. Dessa forma, para que o profissional tenha um bom desempenho como agente funerário é essencial conhecimento em tanatopraxia.
 
O horário de trabalho de um agente funerário pode depender de cada empresa, mas, geralmente, são turnos de 6 horas diárias ou jornadas noturnas de 12 x 36.
 
Confira algumas características do agente funerário
- Preparo emocional
- Empatia
- Transmitir confiança
- Bom senso
- Ser paciente
- Discrição
- Habilidade com negociações
- Controle emocional
- Ética e transparência
- Boa postura
- Ter o máximo de conhecimentos técnicos e legais
Voltar