Novidades

Motivação: por vezes difícil de conquistar, mas essencial diante das adversidades

Motivação

03 de março

Motivação: por vezes difícil de conquistar, mas essencial diante das adversidades

 

A motivação é o combustível que nos move e a energia que impulsiona a sensação de estar vivos. Por isso, é fundamental buscá-la, mesmo diante dos desafios e adversidades que a vida nos reserva. Ela pode vir de diversas fontes: pode ser um exemplo dentro de casa ou no seu local de trabalho. O ideal é que ela venha de dentro de você. Conhecer-se é a melhor forma de se motivar.

Mesmo assim, encontrar a motivação em outras pessoas pode ser um processo inspirador, para que você, finalmente, tire do papel aquele projeto que deixou dentro da gaveta. Para ajudar a te fortalecer, escolhemos algumas pessoas que se destacaram por suas histórias de superação.

  • A internet é uma ferramenta capaz de expor e gerar grandes benefícios ou malefícios para seus usuários, dependendo de como é utilizada. No caso de Lizzie Velasquez, que sofre de uma rara e não diagnosticada doença, o meio virtual impactou sua vida nos dois sentidos. Tudo começou com um vídeo depreciativo, intitulado “A mulher mais feia do mundo”, contendo fotos de Lizzie. As imagens foram rapidamente disseminadas na internet, gerando milhares de comentários maldosos — alguns, inclusive, sugerindo que Velasquez deveria se matar. Em vez de se deixar abalar e se colocar em condição de vítima das circunstâncias, Lizzie aproveitou a humilhação como uma força para se preencher de luz, amor e altruísmo. Assim, ela passou a realizar palestras motivacionais e compartilhar sua experiência de vida com as pessoas.
  • Karen Jonz é uma skatista brasileira e também tetracampeã mundial de skate. Sua infância e adolescência poderiam ser normais no litoral de São Paulo, não fosse pela paixão que desenvolveu pelo skate. Quando ela  começou a praticá-lo, o esporte era dominado por homens e não existiam circuitos de competições especialmente voltadas para atletas mulheres. Porém, isso não a impediu de perseguir seu sonho de se tornar skatista profissional.  Karen começou a competir nos circuitos masculinos e com isso conseguiu levar alguns títulos. Mesmo sem estímulos a seu esporte e sem apoio, ela seguiu até ser campeã mundial. Não se contentou com um título e foi atrás de mais três. Consagrou-se como uma atleta profissional e serviu de inspiração para mais skatistas mulheres que vieram depois.
  • Por conta de uma rara síndrome chamada Tetra-amelia, o australiano Nick Vujicic nasceu sem braços e sem pernas. Apesar de ter capacidade intelectual totalmente desenvolvida, as leis estaduais o proibiam de frequentar a escola regular. Ao longo de sua jornada escolar, as leis foram mudadas e ele se tornou um dos primeiros estudantes com deficiência física a ingressar no ensino regular na Austrália. Vujicic aprendeu a escrever utilizando os dois dedos do pé esquerdo e, com 21 anos, já havia conquistado dois diplomas superiores, sendo um em Contabilidade e o outro, em Planejamento Financeiro. Hoje, ele percorre o mundo palestrando para adolescentes e jovens que passam por problemas de autoestima, além de passar sua mensagem motivacional em ambientes corporativos. Sua condição incurável não o impediu de ser um dos grandes nomes da física contemporânea. Pelo contrário, fez uso de artifícios que o possibilitaram superar essa adversidade e continuar produzindo conhecimento científico a todos.

O que fazer agora?

Nick Vujicic, Lizzie Velasquez e Karen Jonz são apenas alguns exemplos de como a responsabilidade por escrever uma história de sucesso está dentro de nós mesmos, independentemente das dificuldades encontradas, perdas ou fracassos, adversidades que o caminho nos coloca. 

Aproveite e reflita sobre a questão: O que te define? O que te impede de ser quem você quer ser? O que tem te impedido de alcançar os seus sonhos e objetivos? O que eu posso fazer agora? E daqui a três dias? Ou daqui um mês? Dividindo o tempo dessa maneira, você consegue traçar metas mais realistas e, quando menos perceber, de pouco a pouco, estará conquistando tudo aquilo com o que sempre sonhou em sua jornada. Acredite, inspire-se. Somos responsáveis por transformar nossa própria história.

 

Fontes: Site Globo Esporte e Wikipedia

 

Voltar