Novidades

Reflita sobre um ato importante para a sociedade: doação de órgãos

Um gesto mais que importante para as pessoas, pois pode salvar vidas.

20 de agosto

Você sabia que a doação de órgãos e tecidos é regulamentada de forma geral pelo Código Civil Brasileiro? A lei 10.406/02, autoriza o ato de disposição do próprio corpo com fins altruísticos e para transplante, de forma gratuita e revogável a qualquer momento.

Isso mesmo, embora este tema ainda envolva muitos tabus e o comum sentimento de ter medo da morte, bem como não querer se preocupar com esse assunto em vida é importante pensar a respeito, pois é inevitável que um dia, todos iremos morrer.
 
E, foi pensando justamente na desconstrução destes tabus, a fim de gerar ainda maior interesse por parte da nossa sociedade que desenvolvemos este texto.
 
Entendemos que a informação é algo importante e quanto mais pessoas forem alcançadas, mais vidas poderão ser salvas pois, é somente a partir de uma decisão – tomada por uma só pessoa, em vida -, que poderá ajudar a salvar ou, ao menos, melhorar a saúde de outras: doando órgãos e tecidos.
 
Além disso, vale saber exatamente o que significa a doação de órgãos ou tecidos:
 
Este ato permite que uma ou mais partes do corpo, os órgãos ou tecidos, em condições de serem aproveitadas para transplantes, sejam retiradas de um paciente após sua morte para que possam ajudar outras pessoas.
 
No caso dos órgãos, o transplante precisa ser feito horas após o falecimento para que seu funcionamento no receptor não seja inviabilizado. Em alguns casos, a doação de órgãos específicos, também pode ser feita em vida.
 
Sabendo disso, essa decisão pode ser definida por cada um antes de passar por alguma doença debilitante, ou seja, ser decidida em vida e conversada com os familiares. Em meio ao sofrimento de quando ocorre a perda, permitir à equipe médica que retire partes do corpo, como coração, pulmão e fígado, é algo difícil quando nada foi exposto claramente.
 
Por isso, é tão importante que quem pretende ser doador na morte, informe seu desejo aos familiares.
 
Embora ainda seja um tabu para muitas pessoas, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial na área de transplantes, sendo, em números absolutos, o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA.
 
É importante que a população tenha cada vez mais conhecimento sobre os procedimentos e ajude a salvar vidas.
 
Entenda ainda mais sobre este assunto acessando nosso blog sobre doação de órgãos e a importância da informação.
 
 
Você está à procura da melhor alternativa pensando em um futuro tranquilo e já bem organizado?
 
Conheça o Recordare, oferecemos assistência funerária com plano de cremação que pode ser parcelado em até 60x.
 
Entre em contato conosco e conheça:
(54) 3223.3992
contato@lformolo.com.br
Rua Marechal Floriano, 630 Caxias do Sul | RS
Voltar